OLÁ CELEM: ESSE É UM ESPAÇO DE TROCA DE IDÉIAS E CONHECIMENTO. VAMOS INTERAGIR.































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































terça-feira, 21 de setembro de 2010

PARTICIPE CONOSCO DA CONSTRUÇÃO DO PPP.

Projeto político-pedagógico
Projeto Político Pedagógico é um documento construído coletivamente com participação de funcionários, professores, diretores, alunos e a comunidade entorno. Ele serve para nortear o trabalho de ensino-aprendizagem, com fins de garantia da função social, e melhor qualidade de educação.
A construção de uma nova cultura escolar pautada em ações colegiadas pode acontecer com a elaboração do PPP. Elaborar o projeto coletivamente é um dos objetivos da escola democrática.
Para os teóricos uma das premissas básicas para democratização da escola é a prática na articulação do trabalho pedagógico com as relações intra e extra escolar. Nesse sentido, o papel político pedagógico do diretor é articular e incentivar a participação colegiada a fim de garantir autonomia escolar em várias dimensões.
Existem dois tipos de autonomia, a decretada e a constituída, a primeira consiste na transferência de competências, por meio de decretos, da administração central e regional para as unidades escolares. A segunda, a construção é coletiva e democrática, conquistada a partir de projetos escolares que atendam aos anseios da comunidade a que pertence.

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